HISTORIA

Para a Professora Marília Pinto Fontes e para o Professor Elcival Chagas do Nascimento, nem toda ensinagem gera aprendizagem e estudar é um processo que requer dedicação. Mais ainda, quando se trata da busca por conhecimentos de horizontes inimagináveis. Não pelo medo do desconhecido, mas os novos conhecimentos podem assustar àqueles que estão despreparados. Para não serem surpreendidos, buscaram meios que facilitassem o processo de aprendizagem no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Científica e Popularização das Ciências (ECPC). Assim surge o Projeto Educação Científica em Foco: Idealizado para ser um meio de estudos.


A Professora Marília, a partir da sua experiência como formadora do Programa Ciência na Escola (PCE) mantinha o projeto EducaçãoconSciência, que tinha o objetivo de discutir as inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. O PCE consiste num projeto estratégico, do Governo do Estado da Bahia, com o objetivo de desenvolver a “Sala de aula contextualizada no Século XXI”, o que subsidiou a Professora Marília a desenvolver atividades formativas que tenham a Educação Científica como alicerce para a criação de ambientes de aprendizagem interativos de modo que mobilizem a curiosidade por meio da investigação científica na Educação básica.

Esses conhecimentos, associados aos da Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências, fomentou o interesse em ampliar as ações de promoção da iniciação científica na Educação Básica. Para isso, seria necessário desenvolver uma estratégia para os estudos. A tarefa não seria fácil, visto que, as atividades laborais enquanto Gestora do Colégio Estadual de Pau da Lima, na Cidade de Salvador – Bahia, somados às atividades acadêmicas da Especialização, lhe tomavam muito tempo.

Por outro lado, o Professor Elcival iniciava o desafio de conhecer um novo universo de saberes: o da Educação Científica. A experiência com Projetos Sociais, datam de 1998, quando se tornara Professor no Curso Profissionalizante de Informática, mantido pela instituição filantrópica Legião da Boa Vontade (LBV), na cidade de Feira de Santana-BA. Desde então, a docência na Educação Profissional e Tecnológica o acompanhou, passando pelo SENAI, SESI e outras instituições particulares de ensino. Contudo, a Educação Científica não se fazia presente, apesar de tratar sobre conhecimentos de Eletricidade, Eletrônica e Computação, que são resultados do trabalho científico.

Para além da sala de aula, o Professor Elcival exerce a Profissão Policial Militar, qual permitiu conhecer outras áreas dos saberes e utilizar conhecimentos científicos diversos, como os de cinotecnia, trânsito e aviação. Na aviação, precisou aprofundar seus conhecimentos de Física, para tornar-se piloto de aeronaves não tripuladas. Por este motivo, decidiu pesquisar sobre as dificuldades do ensino da Física, vindo a desenvolver a pesquisa “DESCOMPLICANDO A FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DRONE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”. Mas o processo da pesquisa necessitava de conhecimentos aprofundados de Alfabetizção Científica, Aprendizagem Significativa, CTSA dentre outros e o tempo não estava a favor.


O Professor Elcival teve da Professora Marília a verdadeira orientação acadêmica no processo da pesquisa. Livros, artigos, vídeos e, o mais importante, o diálogo, estiveram presentes desde o início da Especialização. Muitas horas de discussões, pautadas no respeito e na harmonia, provocavam convergências e divergências de ideias, resultando numa irmandade e na construção de muitos conhecimentos. Contudo, existia um problema em comum: o tempo para as leituras. Assim, surge a ideia: construir um espaço virtual para dialogarmos sobre Educação Científica.


O objetivo seria de promover debates sobre os assuntos debatidos e cobrados em sala de aula. A participação de ambos no Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC), do IF Baiano – Campus Catu, ampliou os horizontes, ocorreu então a ideia de ouvir professores, estudantes e egressos de cursos afins e, quando possível, os autores das referências bibliográficas para tirar dúvidas. Por este motivo, tornou-se uma proposta para além de um espaço de estudos, mas um espaço que beneficiasse aos aprendizes da Educação Científica. Neste momento, surge o desafio: Qual o nome do projeto?

O nome Educação Científica em Foco foi idealizado inicialmente, pelo Professor Elcival, como um pseudoprojeto para manter o Curso Drones, Dinâmica de voo e Leis de Newton (DDLN), que serviu para coleta de dados da sua pesquisa-ação, visando construir o Trabalho de Conclusão de Curso “DESCOMPLICANDO A FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DRONE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA”. A Professora Marília, que esteve presente durante toda pesquisa e com a expertise do projeto EducaçãoconSciência, foi quem provocou para que nome Educação Científica em Foco fosse adotado como título.

A Pesquisa da Professora Marília, que resultou no Trabalho de Conclusão de Curso de Título “O PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DOS PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DO MOVIMENTO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE”, estimulou no aprofundamento sobre Educação Científica na perspectiva do Movimento CTSA juntamente com o diálogo sobre Alfabetização Científica, promovido pela pesquisa do Professor Elcival. Mas a inquietação dos dois, chegou a um ponto de convergência: A Educação.

Percebeu-se que, a Educação Científica estava sendo tratada como uma “saída mágica” para as problemáticas do processo de ensino através da iniciação científica na Educação Básica. Contudo, os professores, oriundos de um processo de iniciação científica deficitária do Ensino Superior, não compreendiam as bases conceituais da Educação Científica e como o processo de iniciação científica pode acontecer na Educação Básica. Por este motivo, idealizou-se o TALK Ciências com a proposta de ser um programa voltado para o professor, visando discutir as bases conceituais da Educação na perspectiva da Educação Científica.

Do mesmo modo, a falta de compreensão sobre o trabalho científico, dificulta o processo de ensino nas escolas e a participação da família para a aprendizagem dos alunos. Por este motivo, foi idealizado o CONVERSEIRO Científico, que apresenta a proposta de demonstrar como os conhecimentos científicos são utilizados no cotidiano e como o trabalho científico desenvolve novas tecnologias e inovações em benefício da sociedade.

A pergunta de milhões: De que adianta falar das bases conceituais com os professores, desmistificar o trabalho científico para a sociedade, se não podemos observar o que os nossos estudantes estão produzindo para aprender com eles?

Eis a pergunta típica da Professora Marilia, que foi a mentora que provocou para que fosse disponibilizado um espaço de apresentações para projetos de pesquisa oriundos da iniciação científica da Educação Básica. Daí, criou-se o Programa Divulgação na Iniciação Científica (DIC). O sucesso foi tanto, que passou a condição de Mostra Científica. Desde a sua primeira edição, foram apresentadas pesquisas de estudantes da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e Educação de Jovens e Adultos.

Além dos programas citados, são desenvolvidas outras ações como TEDx Ciências, Ciência em FAMÍLIA, Rodas de Ciências, palestras, seminários, cursos etc. E a história continua. Ao ler este texto, você passou a fazer parte dela. Divulgue, compartilhe e nos apoie, para levarmos a Educação Científica cada vez mais longe no Brasil.