CIÊNCIA EM FAMÍLIA

Os jovens acompanham o florescer das novas tecnologias com muita naturalidade, enquanto seus pais e demais familiares, principalmente os de idade mais avançada, estão constantemente em fase de adaptação. A cada nova tecnologia, uma nova aprendizagem, a cada aprendizagem um novo mundo, enquanto isso, para os jovens tudo é muito natural.

No final, todos utilizam direta ou indiretamente as tecnologias que são frutos do avanço científico. E então?, como esse avanço científico ocorre?, Será mesmo que as pessoas com mais idade não aprenderam nada? Visando responder a estas perguntas, vamos provocar que familiares pratiquem experimentos científicos e aprendam juntos como a ciência contribui para o desenvolvimento tecnológico e social.

Ciência em Família é o quadro do Projeto Educação Científica em Foco, que tem o objetivo de ajudar as famílias a entenderem sobre os métodos científicos através de práticas de experimentos caseiros visando desenvolver o pensamento crítico-científico a partir de boas práticas em família.

Como funcionará: A família escolherá algum experimento científico e gravará um vídeo de até 05 (cinco) minutos praticando a atividade. O vídeo pode ser editado, caso o experimento exija vários dias para os resultados. Estes experimentos podem ser de qualquer área do conhecimento e de fácil compreensão.  No final o vídeo, os participantes devem responder as seguintes perguntas:

  1. Como as experimentações (experiências científicas) ajudam os cientistas?
  2. Como a ciência ajuda a sociedade?
  3. Como é fazer ciência em família?

Qual a família apresentará o projeto mais motivador? E você, vai deixar sua família de fora?

>> CLIQUE AQUI PARA INSCREVER SEU VÍDEO <<