EM TUDO TEM CIÊNCIA?

E se eu disser que não, serei execrado?

A ciência é o meio pelo qual o conhecimento pode ser construído. Se para a concepção deste conhecimento for utilizada a metodologia científica, a ele daremos o nome de conhecimento científico. Não há conhecimento científico se, para sua construção, não forem utilizados métodos científicos.

É assim que separamos o conhecimento científico do senso comum. Enquanto o conhecimento científico é verificável, o senso comum é um tipo de conhecimento construído no espaço tempo da sociedade que o produz, sem a referência de origem, apresentando dificuldade para comprovação da sua eficácia.

A utilização do conhecimento científico, para o desenvolvimento de novas tecnologias e/ou inovações, é chamada de trabalho científico, que é o responsável pelo ciclo da ciência. O ciclo da ciência é o processo pelo qual novos conhecimentos são construídos, que por sua vez são utilizados para desenvolver novas tecnologias ou inovar as existentes.

Neste contexto, o trabalho científico produz os saberes fundamentais para a compreensão do mundo e interpretação dos seus fenômenos. Por este motivo, a iniciação científica na Educação Básica reflete no processo de ensino e de aprendizagem, de maneira significativa, construindo os saberes necessários para compreender de como é desenvolvido o trabalho científico e como ele produz novos conhecimentos, tecnologias e inovações.

Um computador, por exemplo, apresenta funções específicas e diferentes para o médico, engenheiro, eletricista e o policial, o que nos leva a entender que é a função atribuída à tecnologia quem determina a sua funcionalidade.

Portanto, não há ciência em tudo, pois a ciência é o meio para construção de novos conhecimentos e para compreender como o mundo funciona. O que vemos em nosso cotidiano são as tecnologias, que de acordo com a sua função, terão seu nível de importância para o homem.

E agora? Existe ciência em tudo? Ou tudo pode ser explicado pela ciência?

Deixe aqui suas reflexões!

1 thought on “EM TUDO TEM CIÊNCIA?

    • Author gravatar

      Um projeto muito bom e um exemplo de conquistar, objetivo e valorização da educação como todo. A ciência está tudo que existe na nossa vida. Esse projeto significa um apoio para o desenvolvimento dos nosso sonhos e projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *