PREPARA QUE LÁ VEM POLÊMICA …

Pesquisar para a Feira ou para aprender?

Desenvolver pesquisa ou promover a iniciação científica nas escolas de Educação Básica, tem se tornado uma prática constante e importante dentro do processo de educação,o aluno como protagonista de seu próprio conhecimento, prerrogativa sine qua non do processo de investigação.

Mas, será que estamos(nós professores) desenvolvendo a prática da investigação com o objetivo dessa pesquisa se tornar um princípio educativo? 

A concepção da pesquisa como princípio educativo articula a produção do conhecimento a um projeto político-pedagógico, a uma concepção de educação. Sendo a educação a luta entre projetos distintos de sociedade , a produção do conhecimento, no âmbito da pesquisa como princípio educativo, sofre influência da concepção de educação adotada que, por sua vez, revela um projeto de sociedade da qual compartilha. Da mesma forma, a concepção de ciência eleita traz inflexões na educação.

Estamos incentivando a pesquisa em nossas Unidades Escolares somente para participarmos de Feiras e Mostras Científicas? Em uma feira ou mostra científica o método científico tem que ser levado sempre em conta?

A  feira  de  ciências  é  um  recurso  de  suma  importância  na  escola,  e  é  por  meio  dela que  se  busca  a  divulgação  dos  conhecimentos  científicos  para  a  comunidade  escolar,  onde  os alunos  conhecem  o  método  científico,  utilizam  sua  criatividade  e  curiosidade  para  criar,  e  se motivam  com  os  projetos  apresentados,  pois,  é  através  dela  que  eles  possuem  o  primeiro contato  com  a  pesquisa,  além  de  proporcionar  aos  alunos  a  busca  pelo  conhecimento adquirido  através  da  vivência  do  aluno  com  o  cotidiano  e  com  o  meio  científico.  Eles vivenciam,  desse  modo,  uma  iniciação  científica  de  forma  prática,  buscando  soluções  técnicas e  metodológicas  para  problemas  que  se  empenham  em  resolver. (MACEDO, Kleber de Oliveira,ed.Realize)

Estamos nos preocupando e discutindo com nossos estudantes que fazer ciência exige a utilização de um método? Mais vale a execução de um produto “científico”do que a valorização do processo metodológico da pesquisa? Que ciência estamos levando para os nossos estudantes?

Hehe, o princípio da ciência é a pergunta …….

Deixe aqui suas reflexões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *