Desafio: O átomo e as leis de Newton
O átomo, do Filósofo grego Demócrito (546-460 a.C.) aos físicos Ernest Rutherford e Niels Bohr, passou de objeto abstrato a menor partícula da matéria. Atualmente, a teoria quântica explica a estrutura atômica baseada no “Princípio da Incerteza” afirmando que o elétron não possui posição exata na eletrosfera, nem velocidade e direção definidas. Considerando as partículas atômicas e suas características, cientificamente várias teorias são utilizadas para compreender sua estrutura, funções e aplicabilidades, a exemplo da eletricidade que explica a corrente elétrica como o movimento ordenado de elétrons.
As leis da ação e reação, superposição das forças e inércia foram apresentadas por Issac Newton, no ano de 1687, através da obra Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. O conjunto dessas três leis fundamentam a base da Mecânica Clássica e são capazes de explicar matematicamente a dinâmica do movimento dos corpos.
Os participantes do curso Drones, Dinâmica de voo e Leis de Newton foram desafiados a demonstrar como as três leis de Newton podem ser observadas em apenas um átomo. E você? O que pensa sobre o tema? Vamos discutir ciências e construir novos conhecimentos? Deixe aqui sua opinião e siga-nos pelas redes sociais.
Equipe ECemFoco.
Ensinando para aprender.
Olá.
Vejo que a relação entre as leis de newton principalmente na parte elétrica me coloca para pensar nos efeitos existentes nela. Como o efeito joule que é a reação de uma ação do atrito causado pelo elétron que se movimenta dentro de um condutor.
Acredito na situação que o elétron também não tem posiçao definida, visto que o mesmo se movimenta.
Muito interessante ver que tudo tem uma explicação plausível.
Como no caso de motores de indução onde preciso gerar um campo para quebrar a inércia criando o movimento do eixo do mesmo.
Prezado Eduardo,
Muito Pertinente suas observações.
Aplicamos as três leis de Newton a todos instante e isso deixa o tema muito interessante.
Obrigado por sua participação.